Unicamp fará simulado do novo modelo da primeira fase do vestibular 2011 - O Globo

Unicamp fará simulado do novo modelo da primeira fase do vestibular 2011 - O Globo

UFTM divulga informações do vestibular de meio de ano

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) informa que as inscrições para o vestibular de meio de ano estarão abertas das 9h do dia 3 de maio às 15h do dia 21 de maio, pelo site www.vunesp.com.br.

A UFTM vai manter o Programa de Bônus, um acréscimo de 10% na nota final do vestibulando, em cada uma das fases. À nota final será aplicado um multiplicador de 1,10. O Bônus é destinado aos candidatos, única e exclusivamente desse Concurso, que cursaram as quatro últimas séries do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escola pública, no Brasil.

Será considerada na primeira fase a nota do Enem 2009, se ela for maior ou igual a da prova de Conhecimentos Gerais, num índice de 50%.O valor da inscrição será R$ 105 para candidatos concorrentes e R$ 80 para candidatos treineiros.

São oferecidos 17 cursos e 480 vagas. O vestibular acontecerá em duas fases. A primeira prova será aplicada nas cidades de Uberaba, São Paulo e Belo Horizonte, no dia 13 de junho, e a segunda fase, somente em Uberaba, em 10 julho. A lista dos candidatos convocados para a segunda fase será divulgada a partir do dia 25 de junho.

Outras informações podem ser obtidas pelo site WWW.uftm.edu.br.

Faculdades não poderão mais cobrar por diploma

Faculdades não poderão mais cobrar por diploma - regiaonoroeste.com

Unicamp abre período para pedido de taxa de isenção

Unicamp abre período para pedido de taxa de isenção - Vida & - Estadao.com.br

Português é a língua que se fala na aula de inglês

Português é a língua que se fala na aula de inglês - Vida - Estadao.com.br

Ensino a distância atrai 1 em cada 5 estudantes

Ensino a distância atrai 1 em cada 5 estudantes - Vida & - Estadao.com.br

MEC cria fundo para substituir fiador no FIES

Governo quer facilitar o acesso dos alunos, especialmente os mais pobres, ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies)

Mariana Mandelli - O Estado de S.Paulo
O Ministério da Educação (MEC) pretende acabar com o pedido de fiador para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O governo quer criar uma espécie de fundo para o programa em substituição ao fiador. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa do MEC.


Criado em 1999, o Fies é um programa do governo federal que financia a graduação de quem não tem condições de pagar o curso. Os contemplados começam a pagar pela faculdade só depois da formatura. Para participar, as instituições devem ter avaliações positivas pelo MEC.

As medidas devem ser anunciadas até o dia 21 deste mês, juntamente à abertura do período de inscrições. A intenção do ministro Fernando Haddad é que as mudanças sejam implementadas até o fim deste ano.

Um dos objetivos da pasta é acabar com as dificuldades que os estudantes ? especialmente os de baixa renda ? têm para conseguir um fiador. A princípio, a nova poupança receberia incentivos do governo federal.

Para arrecadar dinheiro para o fundo, o MEC quer que as instituições participantes do Fies doem verbas. As faculdades reteriam cerca de 90% do total arrecadado com as mensalidades e transfeririam o restante para a poupança. Para evitar a inadimplência, o governo criaria garantias para as universidades e para os bancos.

MUDANÇAS

Essa é mais uma modificação que o MEC faz no Fies. No início do ano, os critérios do programa foram mudados por uma lei. Além da redução da taxa de juros (leia mais nesta página), médicos ou professores formados poderão pagar o financiamento com trabalho em escolas públicas ou no Programa Saúde da Família (PSF). As regras já valem para este ano.

Para os especialistas, a redução do juros é positiva, mas a anulação da figura do fiador pode trazer problemas. "Pedir que as escolas doem para fazer um fundo para receber o aluno não é certo", afirma o consultor em educação Carlos Monteiro.

"Normalmente o aluno que entra com o Fies é mais fraco e ajuda a jogar a faculdade para baixo do ranking das avaliações, o que pode fazer com que a instituição acabe saindo do programa."

Vestibulares tem datas marcadas no Brasil todo

Visão Oeste