Fies deixa de exigir número de matrícula na hora da inscrição

Número será exigido na hora de validar inscrição na universidade.Programa do governo federal financia curso superior.Uma mudança na legislação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), publicada no Diário Oficial da União , quinta-feira (29), deve facilitar a inscrição dos estudantes no programa. A partir de agora, os candidatos ao financiamento não precisam mais informar o número de matrícula na instituição de ensino superior para fazer a inscrição.O programa federal financia a graduação de estudantes no ensino superior que não têm condições de arcar com os custos da formação e estão regularmente matriculados em instituições particulares, cadastradas no programa e com avaliação positiva no MEC. Estudantes que têm bolsa parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni) também podem solicitar o financiamento.
O número da matrícula precisará ser informado na hora de validar a inscrição no financiamento na universidade. Só após essa validação, com o estudante devidamente matriculado, é que ele deve procurar uma agência da Caixa para contratar o financiamento.“Esta mudança vai ter impacto na contratação do financiamento para melhorar as condições para o estudante”, disse a diretora de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação, Paula Branco de Mello.
Outra mudança está relacionada à adesão das instituições de ensino superior ao Fies. A partir de agora, as instituições poderão diminuir o limite de crédito para o financiamento ou até sair do programa, que tem adesão voluntária.
Se tomarem essa decisão, as mantenedoras das instituições são obrigadas a garantir o financiamento para estudantes que tiverem finalizado a inscrição no site do Fies. Segundo Paula, há um período de 20 dias entre a inscrição e a contratação do financiamento pelo estudante. “É uma mudança para adequar o sistema. Não temos tido problemas com as mantenedoras”, disse Paula.
Outras mudançasNeste ano, o governo anunciou uma série de mudanças no Fies. Uma das novidades é que as inscrições, abertas no dia 3 de maio, não têm mais data para terminar, e os alunos podem pedir o financiamento a qualquer momento. Antes, havia um período limitado para solicitar o benefício.
Os juros do financiamento foram reduzidos de 6,5% ao ano para 3,4% ao ano. Há ainda benefícios para estudantes de medicina e de licenciaturas.
Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), há recursos no orçamento para 125 mil contratos e foi solicitado crédito adicional para outros 75 mil. No primeiro mês de inscrições, 11.472 estudantes assinaram contrato.

Candidato ao FIES precisa fazer ENEM

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, quarta-feira, 14, que os estudantes que ingressarem na faculdade em 2011 e pretendam custear a formação com recursos do Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nova regra está estabelecida no artigo 19 da Portaria Normativa n° 10, datada de 30 de abril de 2010. A Portaria está disponível para download no site do MEC .A exigência do Enem para a concessão do financiamento estudantil, contudo, aplica-se apenas a estudantes que ingressarem no ensino superior a partir de 2011, em instituições particulares. A condicionalidade do exame, portanto, não é retroativa - não atinge quem já está na universidade. Também não modifica a situação de quem quer ingressar até o fim de 2010.A portaria n° 10 estabelece uma série de mudanças no financiamento. Entre elas, estão a redução da taxa anual de juros de 6,5% para 3,4%; o período de carência, que passou de seis para 18 meses após a formatura; e o fim do prazo de solicitação: com a mudança, o universitário pode pedir o financiamento a qualquer tempo.As inscrições no Enem devem ser feitas até sexta-feira, 16, na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).As informações são do Portal do MEC.

VEJA TODOS OS TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM ATÉ HOJE

Com as provas do Enem cada vez mais próximas, muitos alunos estão aproveitando esta reta final para revisar conteúdos e praticar, é claro, as temidas Redações.
Apesar de temidas, as Redações do Enem não são um “Bicho de Sete Cabeças”, a maioria dos temas são sobre assuntos atuais e que para ir bem basta “estar por dentro” do que está acontecendo pelo mundo.
Analisando os temas já abordados nas redações, podemos dividi-los em 3 tipos de temas: Os Assuntos que Tratam do Indivíduo e Temas Filosóficos, A Relação do Indivíduo com a Sociedade, e a Relação do Indivíduo com o Universo.
Buscando ajudar a todos que estão estudando para o Enem, listaremos aqui os temas de todas as Redações já cobradas nos exames do Enem (Desde 1998 até 2009).
Confira abaixo a lista:
1998: A redação do Primeiro Enem teve como tema “Viver e Aprender” e teve como base a música “O Que é, O Que é” de Gonzaguinha.
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
1999: Neste ano, os estudantes tiveram de realizar uma dissertação sobre “Cidadania e a Participação Social”, na redação o aluno deveria ainda escrever uma proposta de ação social.
2000: Na redação deste ano o tema foi ” Os Direitos das Crianças e do Adolescentes”, no texto, o candidato precisava comentar sobre como enfrentar situações em que há desrespeito a infância.
2001: A Redação deste ano tinha como tema “A Preservação Ambiental”, Nesta redação os candidatos precisavam responder a seguinte questão “Como Conciliar os Interesses em Conflito”.
2002: Teve como tema “O direito de votar: como utilizar-se do voto para promover as transformações sociais que o Brasil precisa?”
2003: A dissertação deste ano teve como tema “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?”. Para realizar a redação, os candidatos tinha recebido diversos textos e dados do Brasil sobre investimento em Segurança Pública.
2004: Neste ano, o Tema da redação era sobre o “A Liberdade de Informação e os Abusos dos Meios de Comunicação”
2005: O redação do Enem deste ano tinha como Tema “O Trabalho Infantil”. Para realização da redação foram apresentadas aos candidatos alguns dados sobre o número de crianças que trabalhavam no Brasil.
2006: O Tema foi “O Poder de Transformação da Leitura”. Neste ano o candidato receber diversos textos comentando sobre a importância de ler.
2007: A redação deste ano tinha como tema “A Diversidade Cultural”. Na redação o candidato tinha de refletir de como conviver com as diferenças de crenças, raças, etc.
2008: O Tema foi “A Preservação da Floresta Amazônica”. na redação o candidato tinha de escolher uma das 3 opções oferecidas e analisar os pontos positivos e negativos de cada uma delas. Entre as possibilidades oferecidas para preservação estavam: Suspender o Desmatamento, Dar incentivo financeiro para proprietários deixarem de desmatar e a de Maior fiscalização e aplicação de multas para quem desmatar.
2009: Nesta última redação o tema foi “A Valorização da Terceira Idade”. Na redação o candidato tinha de escrever uma proposta de ação social.

ENEM PRORROGA INSCRIÇÕES

Boa notícia para os estudantes que estão tendo dificuldades para realizar a inscrição do ENEM 2010. O Inep informou hoje a Prorrogação das Inscrições até as 23:59 do dia 16 de Julho.
O prazo anterior para realização das inscrições era até hoje e acabou sendo prorrogado devido a pedidos dos governadores de Pernambuco e Alagoas. Os governadores informavam que devido as enchentes na região, muitos estudantes estavam com dificuldades para realizar a inscrição.
Vale lembrar que a data das provas continua a mesma, nos dias 6 e 7 de novembro.
As inscrições para o ENEM 2010 poderão ser realizadas através do site www.enem.inep.gov.br. A Taxa de inscrição é de R$35,00 e estudantes de escolas públicas estão isentos a esta taxa.
Quem ainda estiver com dúvidas quanto ao ENEM 2010, pode acessar aqui e conferir as principais dúvidas sobre o exame.