MEC planeja Enem para novembro

SRZD | MEC estuda realização do Enem no primeiro fim de semana de novembro | Notícia | Nacional

Sobraram mais de 7.000 vagas em universidades públicas após Sisu, mostra balanço do MEC

A primeira edição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação) terminou com mais de 7.000 vagas sem preenchimento. De acordo com o balanço da pasta, 15% das 47,9 mil vagas ofertadas não receberam candidatos.


Sisu teve cerca de 30 casos de resultados alterados

Segundo o MEC, o processo contou com aproximadamente 800 mil vestibulandos inscritos - entre os 2,5 milhões de estudantes que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009, pré-requisito para participar da seleção.

O balanço preliminar indica que 40.789 estudantes foram matriculados nas instituições participantes do processo. As universidades informarão o número total de ingressantes até a meia-noite desta quarta-feira (17).

De acordo com o balanço, as 7.000 vagas ainda não ocupadas se referem majoritariamente às destinadas às cotas ou ao preenchimento no segundo semestre. Essas vagas serão ocupadas em processos seletivos próprios, definidos pelas instituições de ensino para vagas remanescentes.

Parte das universidades e institutos federais continuarão a convocar os candidatos a partir da lista de espera do Sisu, que conta com 136 mil candidatos confirmados. Os interessados devem consultar as universidades em que se inscreveram.


Mobilidade
Estudo preliminar sobre as matrículas realizadas apontam para uma tendência de crescimento da mobilidade acadêmica, diz o MEC. Até o final da terceira etapa, quando 33.039 estudantes haviam se matriculado, 8.353 optaram por estudar fora de seu Estado de origem, o que representa uma taxa de mobilidade de 25%. Anteriormente, esse percentual era de, aproximadamente, 1%.

Para garantir receber os alunos de outros Estados, as instituições de ensino receberão verbas do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O orçamento destinado à área passou de R$ 126 milhões, em 2008, para R$ 300 milhões, em 2010.

Participaram da primeira edição do Sisu 51 instituições, sendo 23 universidades federais e 26 institutos federais. Além das instituições federais, a Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) e a Ence (Escola Nacional de Ciências Estatísticas) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também compuseram o sistema.


Aumento de vagas ociosas
No último Censo da Educação Superior, divulgado em novembro de 2009, houve aumento do número de vagas ociosas nas instituições federais de ensino superior.

Se as 7.000 vagas não forem preenchidas de algum modo pelas universidades, elas vão colaborar para o aumento desta grave estatística. Isso porque as vagas públicas são financiadas com dinheiro público e devem retornar para a sociedade profissionais bem formados.

Em 2007, a taxa de vagas não ocupadas nos vestibulares das federais era de 2,19% - a proporção subiu para a 4,36%, em 2008. Foram 7.387 vagas não preenchidas nos vestibulares das federais em 2008, de acordo com o censo.

Sobraram mais de 7.000 vagas em universidades públicas após Sisu, mostra balanço do MEC

MEC ainda tenta distribuir vagas em Federais

MEC vai fazer nova rodada de seleção unificada para universidades federais em junho - 23/03/2010 - UOL Educação - Enem

PROUNI FAZ OUTRA CHAMADA

A segunda etapa do processo seletivo do Prouni (Programa Universidade para Todos) terá uma 2ª chamada. Os que não foram incluídos na segunda etapa poderão passar à condição de candidatos pré-selecionados. A lista sai TERÇA-FEIRA (16), de acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União de ontem.

Os candidatos inscritos na segunda etapa, que não foram pré-selecionados, devem acessar o site do Prouni, informando o número de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a senha cadastrada no exame, para consultar se foram pré-selecionados a uma bolsa de estudos. O prazo para confirmação da matrícula numa instituição de ensino será de 16 a 19 de março.

Mais de 16 mil bolsas sobraram após a realização da segunda etapa do programa. No total, 68,7 mil estudantes foram pré-selecionados, dos 355,2 mil inscritos nas 85,1 mil bolsas ofertadas em universidades particulares.

O ENEM CORRIA PERIGO?

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse no ultimo dia 11 que a decisão do governo de não realizar mais o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no meio do ano levou em conta o recente cancelamento da segunda fase do exame nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) após a suspeita de vazamento do gabarito da prova.

"Temos que considerar recomendação de pessoas especializadas em segurança. Não podemos negligenciar as recomendações da Polícia Federal, que foram feitas pela pessoa destacada pelo ministro Tarso Genro.

E não podemos desconsiderar também que houve mais um episódio grave no país, em relação ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil", afirmou Haddad, que pela manhã participou da inauguração das novas instalações da Escola de Engenharia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

O ministro não deixou claro se novas recomendações foram feitas pela PF após o cancelamento da prova da OAB, decidida no último domingo. Ele ressaltou que já havia sido alertado pelo Cespe (Centro de Seleção e Promoção de Eventos) da UnB (Universidade de Brasília) de que há quadrilhas no país se organizando para a prática criminosa.

"Temos que ter muita cautela porque os criminosos se organizam. Temos que continuar avançando, mas em condições realistas. Sabendo que tem gente que está com 100% de seu tempo dedicado ao crime", destacou. "Foi o que aconteceu com o exame da Ordem ainda este mês".

Haddad confirmou que o exame do Enem foi cancelado porque as negociações com os "órgãos de controle", como o TCU (Tribunal de Contas da União) e a CGU (Controladoria-Geral da União), consumiram muito tempo para que houvesse a dispensa de licitação, como pretendia o MEC. Segundo ele, uma licitação nos moldes da realizada no ano passado - quando a prova vazou - colocaria em risco o exame.

"Colocar em risco o exame fazendo uma licitação nos moldes do ano passado, correndo o risco de uma empresa sem qualidade ganhar a licitação eventualmente sem condições de realizar o exame, se imaginou que para a segurança do sistema que fosse mais adequado realizar ainda em 2010 uma única edição do exame e usar a metodologia do Prouni".

Saiba qual é a diferença entre faculdade, centro universitário e universidade - 09/03/2010 - UOL Vestibular

/faculdade_centro_universitario_universidade.jhtm">Saiba qual é a diferença entre faculdade, centro universitário e universidade -