Confira dicas de nutrição para as provas do Enem



Nutricionistas sugerem consumo de alimentos leves
Nutricionistas sugerem consumo de alimentos leves
Divulgação

O horário de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai acabar "atropelando" o almoço os vestibulandos. A orientação é que os feras cheguem nos locais das provas às 12h. Os exames começam a uma hora e os inscritos só poderão deixar os locais de provas a partir das 15h. O horário limite para a aplicação das provas é até as 18h30 no domingo.

Sendo assim, a atenção com a alimentação é fundamental. A coordenadora do curso de nutrição da Faculdade São Miguel, Larissa Viana, orienta que haja um reforço no café da manhã. "O cardápio deve ter frutas e cereais, para ajudar a repor energia e restabelecer reservas de alimentos. Entre as frutas recomendadas, estão maçã, pera, manga ou laranja, além de aveia, granola e cereais derivados do milho", explica. A maçã é uma das principais fontes de fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais associados à memória.

Antes de sair de casa, o candidato pode tomar um lanche reforçado, como sanduíche integral com atum, queijo branco, cenoura ralada e suco natural de frutas. Ou uma vitamina preparada com leite, frutas e aveia. Outra opção é iogurte acompanhado de frutas em cubos e granola.

Para a hora da prova, o vestibulando deve levar água e uma barrinha de cereal, uma fruta ou um chocolate. Entre o sábado e o domingo, nada de deixar de comer. “É importantíssimo evitar longos períodos de jejum, que diminuem a reserva de nutrientes necessária durante a prova”, observa a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário