Literatura no vestibular da UNICAMP

Nova lista conta com alteração de três obras em relação ao vestibular anterior

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgam a lista unificada de obras literárias que serão abordadas no Vestibular 2010. A lista com os títulos das nove obras já pode ser conferida na página eletrônica da Comvest na internet (www.comvest.unicamp.br).

A lista sofreu uma alteração referente a três obras, se relacionada ao vestibular anterior. As novas obras incluídas estão destacadas em negrito e a nova lista tem validade para os exames dos próximos três anos.

Para a realização do exame vestibular 2010, será exigida dos candidatos a leitura prévia e completa do texto das seguintes obras:

ü Auto da barca do inferno - Gil Vicente;

ü Memórias de um sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida;

ü Iracema - José de Alencar;

ü Dom Casmurro - Machado de Assis;

ü O cortiço - Aluísio Azevedo;

ü A cidade e as serras - Eça de Queirós;

ü Vidas secas - Graciliano Ramos;

ü Capitães da areia – Jorge Amado;

ü Antologia poética (com base na 2ª ed. aumentada) – Vinícius de Moraes.

Na nova relação, deixaram de constar as seguintes obras indicadas no vestibular anterior: Poemas Completos de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa), A rosa do povo – Carlos Drummond de Andrade e Sagarana – João Guimarães Rosa.

A leitura das obras exigidas para a realização do Vestibular da Unicamp prepara o candidato para que ele tenha um melhor desempenho e possa responder de forma clara e específica aos enunciados cobrados na prova de Literaturas de Língua Portuguesa do Vestibular.

Nos textos ficcionais é importante que o candidato se atente à sequência dos acontecimentos, identifique as personagens e seus respectivos papéis na ação, reconhecendo categorias de espaço e tempo entre outros aspectos que favoreçam a compreensão geral das obras. Na poesia é fundamental que o candidato saiba identificar os elementos de estruturação do texto, como sonoridade, ritmo, rima, estrofe, formas fixas e figuras para que possa hierarquizar a importância desses elementos no texto, identificando os temas, comparando aspectos comuns em diferentes poemas afim de estabelecer relações entre o poema e aspectos do contexto social e literário da sua época sempre na busca da melhor compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário