MEC faz consulta pública para mudar nome dos cursos de engenharia

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que irá mudar nomes de cursos de engenharia após consulta pública. O meio acadêmico e a sociedade poderão propor mudanças e inclusões até o dia 31 de julho, pela internet. Os 258 nomes diferentes para essas graduações deverão ser reagrupados em 22 nomenclaturas. Para realizar a consulta, é necessário enviar preenchido o formulário de avaliação dos cursos de engenharia, que pode ser obtido no endereço eletrônico - http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/formulario_avaliacao.doc - para o e-mail referenciais.sesu@mec.gov.br.

Segundo o diretor de regulação e supervisão da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Paulo Wollinger, o excesso de nomes ocorre pelo acréscimo de "sobrenomes" ou de digitação errada. Assim, as nomenclaturas engenharia elétrica, elétrica e eletrônica, eletrotécnica, elétrica e das energias e elétrica industrial passarão a ser denominadas apenas como engenharia elétrica, por exemplo. No ensino superior, dos 26 mil cursos de graduação existentes, sete mil têm nomes diferentes para o mesmo projeto pedagógico.

Ao final da consulta pública, um grupo de especialistas verificará as propostas e fará as alterações que forem necessárias. A versão final do trabalho estará disponível em novembro e, a partir de janeiro, as instituições começarão a fazer as mudanças nas nomenclaturas, havendo para isso um período de transição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário