O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, anunciou segunda-feira (5) o cancelamento do contrato com o Connasel, consórcio responsável por aplicar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que vazou na última semana, provocando o adiamento do teste. O rompimento, segundo Fernandes, foi bilateral.
O Ministério da Educação (MEC) tem duas opções: fazer um contrato de emergência ou tentar algum outro dispositivo de dispensa de licitação. “Já estamos em estágio avançado em negociações com quem fez o Enem em anos anteriores, como Cespe e Cesgranrio”, disse Fernandes.
Cespe e Cesgranrio já haviam aplicado juntas o Enem nos últimos três anos. Inicialmente, as duas empresas não quiseram participar da licitação, mas devem agora atuar juntas.
Já estamos em estágio avançado em negociações com quem fez o Enem em anos anteriores, como Cespe e Cesgranrio.
O Connasel, consórcio que organizaou o exame cuja prova vazou e que é formado pelas empresas Consultec (BA), Funrio (RJ) e Instituto Cetro (SP), se reuniu com Fernandes na última sexta (2), em um encontro que entrou a madrugada, e na tarde desta segunda. Na semana passada, a reunião foi suspensa, pois o consórcio pediu mais tempo para reunir as informações pedidas pelo governo.
Na sexta, a presidente do Connasel e sócia-diretora da Consultec, Itana Marques Silva, disse que não houve fragilidade na segurança do Enem. “Não houve fragilidade na segurança do Enem. Quando o promotor de concurso assina um contrato com o Inep/MEC [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais], há protocolos, rotinas e compromissos que são muito rigorosos. Todos os critérios de segurança estabelecidos, acrescidos da nossa prática, foram executados”, afirmou.
O Inep já havia pagado cerca de 1/3 do contrato ao consórcio, algo em torno de R$ 38 milhões. “Quando o contrato entrou em suspeição, o Inep parou os pagamentos. Se ficar provado que é de responsabilidade do consórcio [o vazamento], eu sou obrigado a entrar com pedido de ressarcimento na Justiça”, disse Reynaldo Fernandes.
O Connasel terá um prazo para defesa e o governo ainda vai verificar se há algo a ser pago ao consórcio. O fim do contrato foi acertado bilateralmente. O valor a ser pago pelas novas empresas, responsável pela aplicação e correção da prova, ainda será definido e deve ser anunciado na quarta-feira.
Correios, Força Nacional e PF
Órgãos do próprio governo vão ajudar na realização do novo exame do Enem. Os Correios vão participar da distribuição das provas. A Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal, por sua vez, serão responsáveis pela segurança.
O MEC estuda duas datas para a aplicação do Enem: o último fim de semana de novembro ou o primeiro fim de semana de dezembro. Em último caso, o ministério estuda realizar o exame em um dia de semana e decretar feriado estudantil.
Ao todo, 68 universidades têm convênio com o MEC para usar os pontos do Enem no processo de seleção. O presidente da Andifes, Alan Barbiero, que representa instituições federais de ensino superior, disse que as universidades podem atrasar em 15 dias o início das aulas. Ele deixou claro, no entanto, que a decisão cabe a cada universidade. O MEC se comprometeu a anunciar a nova data do Enem na próxima quarta-feira (7).
Historico
-
▼
2009
(79)
-
▼
outubro
(36)
- UFMG abre inscrições para vestibular de cursos a d...
- Unimontes abre inscrições para vestibular 1º/2010
- CEFET – MG antecipa data do vestibular 1º/2010 e n...
- UEMG antecipa data do vestibular 2010
- MEC nega que prova do Enem terá duas versões
- Fuvest divulga fórmula que substitui uso do Enem n...
- Governo facilita matrícula do Prouni
- Universidades que mudaram as datas do vestibular
- Unicamp anuncia que não utilizará nota do Enem no ...
- Candidatos poderão alterar município para fazer Enem
- MEC define nova data de aplicação do Enem; será no...
- Correios, Força Nacional e PF devem atuar no próxi...
- Federais poderão alterar calendário letivo para us...
- MEC estuda aplicar Enem no último fim de semana de...
- PRA VOCE SABER...
- MEC rompe com consórcio do Enem e Polícia Federal ...
- SUSPEITO NEGA FURTO DE PROVA DO ENEM
- Prédio onde provas do Enem são elaboradas tem câme...
- Avaliação pelo TRI pretende acabar com chute
- DATA DO ENEM SAI NESTA SEGUNDA-FEIRA
- ENEM DEVE SER NA SEGUNDA QUINZENA DE NOVEMBRO
- GOVERNO PODE CRIAR O FERIADO DO ENEM
- Folha Online - Educação - Nova prova do Enem deve ...
- Federal de Ouro Preto abre inscrições para vestibu...
- ENCONTRAMOS ERROS NA PROVA DO ENEM
- NOVA PROVA DO ENEM JA ESTÁ PRONTA
- Pra ser sincero....( Comentario sobre a prova anul...
- Aceita Sugestão...
- Reunião para avaliar vazamento do Enem reúne 15 té...
- Senadores defendem ressarcimento de estudantes que...
- UFRJ reabre inscrições do vestibular 2010
- Maioria das universidades vai manter datas de seleção
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Prova do Enem cancelada após suspeita de fraude
-
▼
outubro
(36)
Quem somos?
- Blog do Professor Nyei Nadeia (Tio Fiu)
- Varginha, Minas Gerais, Brazil
- Professor Nyei Nadeia. Jornalista, Locutor de Rodeio, Assessor Parlamentar, Presidente de Conselho Comunitario,Voluntario em Obras sociais, de Bem com a vida...
Seguidores
Tecnologia do Blogger.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário